Ouvindo...

Saiba tudo sobre o G20, evento com líderes mundiais que acontece no Rio de Janeiro

O encontro acontece pela primeira vez no Brasil e contará com a presença do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, da China, Xi Jinping, da África do Sul, Cyril Ramaphosa, dentre outros

Em dezembro de 2023, o Brasil assumiu a presidência do G20. O ‘mandato’ vai até o dia 30 de novembro

Desde quinta-feira (14), o Rio de Janeiro funciona como palco da 19ª edição do G20, evento anual que reúne líderes das maiores economias do mundo para a discussão de temas ambientais, políticos e sociais.

Quais países fazem parte do G20?

Apesar do nome, o G20 tem 21 integrantes. São 29 países membros sendo: Argentina, Austrália, Brasil, Reino Unido, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia e Estados Unidos.

Além dos países, o grupo tem mais dois membros: União Europeia e a União Africana, que entrou em 2023.

Por que o Rio foi escolhido como sede?

Como o evento é anual, a presidência do G20 é rotativa. Desde dezembro do ano passado até 30 de novembro, o Brasil exerce a presidência do grupo.

Em 2023, a cúpula foi em Nova Déli, na Índia, e em 2022 em Bali, na Indonésia.

O país que sedia a cerimônia precisa colocar na pauta as prioridades do encontro. Neste ano, o governo brasileiro colocou combate à fome, pobreza e desigualdade; desenvolvimento sustentável e reforma da governança global como os principais assuntos.

Leia também

A cúpula já começou?

Oficialmente, ainda não. A cúpula acontece nos dias 18 e 19 de novembro, mas há uma programação paralela que começou na última quinta-feira (14).

  • Cúpula do G20 Social

A iniciativa, inédita na história do encontro, pretende ampliar a participação de atores não governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência do Brasil tem como lema: “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.

Neste sábado (16), o presidente Lula (PT) receberá a declaração final com as propostas elaboradas durante os encontros do G20 Social.

A mesa de encerramento começa às 9h e contará com a presença do ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; do representante da Sociedade Civil Internacional e presidente do Comitê Econômico e Social Europeu (CESE), Oliver Röpke; e o representante da sociedade civil nacional, Mazé Morais.

  • Urban 20 (U20)

O Urban 20, ou U20, é uma iniciativa de diplomacia entre cidades, que engloba cidades dos países membros do G20, visando criar o debate e a articulação política de recomendações de temas de economia, clima e desenvolvimento nos municípios.

  • Aliança Global Festival

O Festival, que antecede o encontro, neste ano celebra a diversidade cultural do Brasil com grandes nomes da música brasileira. Hoje, o evento terá apresentações de nomes como Alceu Valença, Fafá de Belém, Jovem Dionísio, Maria Gadú e Ney Matogrosso.

Esquema de segurança

Por ser um evento global e reunir nomes como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, por exemplo, um forte esquema de segurança foi montado na capital fluminense com cerca de 26.000 agentes.

A delegação chinesa, por exemplo, segundo a apuração do G1, pediu a varredura dos 400 quartos ocupados pela equipe de Xi Jinping. Também foi exigido cães farejadores, atiradores de elite e fechamento de uma área de uma das praias do Rio de Janeiro.

Serão 50 delegações e 15 órgãos internacionais.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.