Ouvindo...

Saiba tudo sobre o G20, evento com líderes mundiais que acontece no Rio de Janeiro

O encontro acontece pela primeira vez no Brasil e contará com a presença do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, da China, Xi Jinping, da África do Sul, Cyril Ramaphosa, dentre outros

Em dezembro de 2023, o Brasil assumiu a presidência do G20. O ‘mandato’ vai até o dia 30 de novembro

Desde quinta-feira (14), o Rio de Janeiro funciona como palco da 19ª edição do G20, evento anual que reúne líderes das maiores economias do mundo para a discussão de temas ambientais, políticos e sociais.

Quais países fazem parte do G20?

Apesar do nome, o G20 tem 21 integrantes. São 29 países membros sendo: Argentina, Austrália, Brasil, Reino Unido, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia e Estados Unidos.

Além dos países, o grupo tem mais dois membros: União Europeia e a União Africana, que entrou em 2023.

Por que o Rio foi escolhido como sede?

Como o evento é anual, a presidência do G20 é rotativa. Desde dezembro do ano passado até 30 de novembro, o Brasil exerce a presidência do grupo.

Em 2023, a cúpula foi em Nova Déli, na Índia, e em 2022 em Bali, na Indonésia.

O país que sedia a cerimônia precisa colocar na pauta as prioridades do encontro. Neste ano, o governo brasileiro colocou combate à fome, pobreza e desigualdade; desenvolvimento sustentável e reforma da governança global como os principais assuntos.

Leia também

A cúpula já começou?

Oficialmente, ainda não. A cúpula acontece nos dias 18 e 19 de novembro, mas há uma programação paralela que começou na última quinta-feira (14).

  • Cúpula do G20 Social

A iniciativa, inédita na história do encontro, pretende ampliar a participação de atores não governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência do Brasil tem como lema: “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.

Neste sábado (16), o presidente Lula (PT) receberá a declaração final com as propostas elaboradas durante os encontros do G20 Social.

A mesa de encerramento começa às 9h e contará com a presença do ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; do representante da Sociedade Civil Internacional e presidente do Comitê Econômico e Social Europeu (CESE), Oliver Röpke; e o representante da sociedade civil nacional, Mazé Morais.

  • Urban 20 (U20)

O Urban 20, ou U20, é uma iniciativa de diplomacia entre cidades, que engloba cidades dos países membros do G20, visando criar o debate e a articulação política de recomendações de temas de economia, clima e desenvolvimento nos municípios.

  • Aliança Global Festival

O Festival, que antecede o encontro, neste ano celebra a diversidade cultural do Brasil com grandes nomes da música brasileira. Hoje, o evento terá apresentações de nomes como Alceu Valença, Fafá de Belém, Jovem Dionísio, Maria Gadú e Ney Matogrosso.

Esquema de segurança

Por ser um evento global e reunir nomes como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, por exemplo, um forte esquema de segurança foi montado na capital fluminense com cerca de 26.000 agentes.

A delegação chinesa, por exemplo, segundo a apuração do G1, pediu a varredura dos 400 quartos ocupados pela equipe de Xi Jinping. Também foi exigido cães farejadores, atiradores de elite e fechamento de uma área de uma das praias do Rio de Janeiro.

Serão 50 delegações e 15 órgãos internacionais.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.