Ouvindo...

COP 30: Lula anuncia fundo global para remunerar a preservação das florestas tropicais

Presidente está em Belém, no Pará, durante a conferência que reúne líderes

Lula está em Belém para a COP 30

Durante discurso na COP30 nesta quinta-feira (6), em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), uma iniciativa que pretende dar protagonismo aos países do Sul Global na preservação das florestas e na remuneração dos serviços ambientais.

Com investimento inicial de US$ 1 bilhão do Brasil e apoio do Banco Mundial, o mecanismo vai reunir países com grandes áreas florestais e investidores internacionais para criar um fundo de capital misto destinado a financiar programas soberanos de conservação e bioeconomia de longo prazo.

Leia também

Lula afirmou que o TFFF representa uma nova etapa na governança ambiental global, ao permitir que os países de florestas tropicais tenham voz ativa e recebam recursos de forma direta e permanente.

“Pela primeira vez na história, os países do Sul global terão protagonismo em uma agenda de florestas”, declarou ele.

COP 30

A COP30, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, acontece em Belém, reunindo líderes mundiais para discutir metas de redução de emissões de carbono, preservação ambiental e financiamento da transição verde.

O evento reúne países com grandes florestas tropicais e nações parceiras na agenda climática. Após o discurso de abertura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os demais chefes de Estado apresentam suas propostas formais de cooperação ambiental.

Ao longo do dia, Lula participa de reuniões bilaterais e plenárias, além de presidir uma mesa temática sobre florestas e oceanos. Entre os compromissos, estão encontros com o príncipe de Gales, William, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, para tratar de investimentos verdes. À tarde, o presidente se reúne com o líder francês Emmanuel Macron para discutir novos projetos de preservação florestal e o fortalecimento do Fundo Amazônia.

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia