O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (7) a ligação do presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden. A conversa entre os dois presidentes durou cerca de 30 minutos.
Biden confirmou a vinda ao Rio de Janeiro, para participar da Cúpula de Chefes de Estado do G20, que ocorrerá entre 18 e 19 de novembro, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Biden confirmou também a decisão do governo estadunidense de aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
Ambos trataram ainda da visita prevista do presidente Biden a Manaus (AM), antes da Cúpula, e acertaram a realização de reunião bilateral no Rio de Janeiro.
“Lula reiterou a amizade e admiração pelo presidente Biden e observou o excelente momento das relações Brasil-EUA nos últimos anos. Ambos destacaram a importância da iniciativa bilateral pela promoção do trabalho decente no mundo - a Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores - e a convergência de prioridades entre os dois governos para a promoção da transição energética. Biden enalteceu a importância do Brasil para a preservação das florestas tropicais e para o combate à mudança do clima”, diz o comunicado, divulgado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).