Ouvindo...

Times

Brasil assume presidência G20 nesta sexta (1)

Grupo representa 80% de toda a economia do planeta

O Brasil assume a presidência do G20 nesta sexta-feira (1/12). O grupo, que reúne as maiores economias do mundo, é formado por 19 países, a União Europeia e, a partir desse ano, a União Africana. Segundo a própria organização, o G20 representa 80% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, 75% do comércio mundial e 60% da população.

Na liderança, o Brasil terá três prioridades: o combate à fome, pobreza e desigualdade; a transição energética e o desenvolvimento sustentável; e a reforma do sistema de governança internacional.

Ao longo do mandato, de acordo com o governo federal, serão organizadas mais de 100 reuniões de grupos de trabalho, que serão feitas tanto virtualmente quanto de forma presencial. O Rio de Janeiro sediará a Cúpula de Chefes de Governo e Estado em novembro do ano que vem.

O Brasil vai criar duas forças-tarefas no âmbito do G20 para ampliar o combate à desigualdade: a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a Mobilização Global contra a Mudança do Clima.

A atuação do G20 é dividida em duas linhas: a de Sherpas e a de Finanças. A Trilha de Sherpas é comandada por emissários pessoais dos líderes do G20, que supervisionam as negociações, discutem os pontos que formam a agenda da cúpula e coordenam a maior parte do trabalho. O sherpa indicado pelo governo brasileiro é o embaixador Maurício Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty.

A Trilha de Finanças trata de assuntos macroeconômicos estratégicos e é comandada pelos ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais dos países-membros. A coordenadora da Trilha de Finanças é a economista e diplomata Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais