Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio adiantou, em entrevista exclusiva à Itatiaia, que o novo contrato de concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), vai manter o transporte ferroviário de cargas entre os estados de Minas Gerais e Bahia.
A concessionária VLI, que administra a FCA, havia pedido à ANTT a extinção do serviço entre os dois estados, o que impactaria o transporte de cargas no estado.
Guilherme Sampaio revelou que o novo contrato deve ser firmado entre julho e agosto do ano que vem, com a continuidade do transporte ferroviário de cargas entre Minas e a Bahia.
“Com isso, já iniciarão as obras necessárias nos estados e municípios onde a ferrovia passa. A nossa previsão é a partir do segundo semestre de 2025 termos contrato assinado, com novas obrigações, modernização de trilho, aumento da capacidade, solução de conflitos urbanos, e também, a parte ambiental, porque o transporte ferroviário ele tem menor emissão de efeitos de gases estufa e mais eficiência e segurança”, destacou ele.
O corredor ferroviário entre Minas e a Bahia possui 1.800 quilômetros, ligando as cidades de Corinto (MG) a Campo Formoso (BA).
A decisão da ANTT foi anunciada após uma reunião entre Guilherme Sampaio e a prefeita de Contagem, Marília Campos.