Ouvindo...

No fim da legislatura, vereadores fazem ‘força-tarefa’ para votar projetos na CMBH

Na próxima segunda-feira (25), cerca de 14 projetos que tramitam em primeiro e segundo turno devem ser apreciados em Plenário

CMBH aprovou nesta segunda-feira

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Gabriel Azevedo (MDB), convocou uma reunião extraordinária na próxima segunda-feira (25), às 9h e às 14h30, para a apreciação de 14 projetos de lei e um projeto de resolução. O objetivo, segundo o presidente, é encerrar as atividades com o mínimo de proposições a serem analisadas.

A convocação para a liberação das pautas acontece perto do fim dos quatro anos de legislatura. O mandato se encerra no dia 31 de dezembro, um dia antes da posse dos novos parlamentares no dia 1 de janeiro.

Projetos apreciados em segundo turno

  • PL 915/2024

Um dos projetos de lei que poderá ser votado em segundo turno é o PL 915/2024, de autoria da prefeitura, que institui a Política Municipal de Enfrentamento à Emergência Climática. O texto servirá para orientar a elaboração de planos, programas, projetos e ações relacionados à crise do clima na capital mineira.

  • PL 903/2024

Também de autoria da prefeitura, o projeto 903/2024 autoriza o executivo a pedir um empréstimo de 50 milhões de euros da Agência Francesa de Desenvolvimento ou outra instituição financeira, destinado ao Programa de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano Integrado de Belo Horizonte Mobilidade Sustentável e Requalificação do Centro de BH. Dentre as intervenções previstas, consta a construção de um novo terminal de integração de ônibus para o corredor da avenida Amazonas, que implicará na construção de unidades habitacionais e reassentamento de famílias.

  • PL 958/2024

Outro projeto do Executivo que deve ser votado é o PL 958/24. O texto prevê a alteração da Lei n° 1.963, que concede licença à Sociedade de Ensino e Beneficência, atualmente dona do Colégio Sagrado Coração de Jesus, para aproveitamento de área em terreno de sua propriedade.

  • PL 921/2024

Ainda em segundo turno, será apreciado pelos parlamentares o PL 921/24, de autoria do vereador Fernando Luiz (Republicanos). O texto prevê a criação da Campanha Municipal de Conscientização sobre os Riscos da Exposição Prolongada a Telas para Crianças e Adolescentes, que deverá acontecer anualmente com a promoção de atividades e ações voltadas para a comunidade geral.

  • PL 970/ 2024

O PL 970/2024, dos vereadores professora Marli (PP), Cida Falabella (PSOL), Marcela Trópia (Novo) e Pedro Patrus (PT), declara o valor histórico e cultural dos blocos caricatos e cria o programa de proteção, incentivo e valorização dos grupos.

  • PL 977/2024

O PL 977/2024, também da professora Marli (PP), institui o cordão com desenho de caricatura de mãos como símbolo de identificação de pessoa com doença rara.

  • PL 919/2024

O texto do PL 919/2024, de autoria do vereador Irlan Melo (Republicanos), autoriza a desafetação e a alienação na forma de venda ou permuta, de um espaço no bairro Estrela do Oriente.

  • PL 933/2024

Ainda falando sobre terrenos, o PL 933/2024 do vereador Jorge Santos (Republicanos) também autoriza a desafetação da área onde está situado parte do Clube Belo Horizonte, no bairro Bandeirantes.

Leia também

Apreciações em primeiro turno

  • PL 939/2024

Será apreciado, em primeiro turno, o PL 939/24, do vereador Célio Frois (PV), que institui a noção de educação climática e seus processos de melhoria nas escolas municipais de educação integral.

  • PL 927/2024

Serão apreciados também dois projetos de lei que flexibilizam regras previstas no Código de Posturas da cidade. Um deles é o PL 927/24, do vereador Bruno Miranda (PDT), que tem como objetivo permitir a comercialização dos itens cachecol, boné, bandeira, flâmula, chapéu em espuma, bichos de pelúcia, toalhas de banho e faixas por ambulantes em eventos e manifestações de caráter cívico, social, cultural, político, religioso, esportivo ou econômico, como, por exemplo, shows e espetáculos que acontecem no município.

  • PL 987/2024

Também de autoria do vereador Bruno Miranda, o PL 987/24, que deve ser votado em primeiro turno, autoriza a venda de latas de cerveja e long necks em bancas de jornais e revistas.

  • PL 942/2024

Também em primeiro turno, o texto do vereador Bruno Pedralva (PT), que obriga estabelecimentos comerciais a garantir a segurança, a saúde e o bem-estar não só dos clientes, mas também dos animais em Belo Horizonte.

  • PL 872/2024

Ainda, será apreciado o PL 872/2024, da vereadora Loíde Gonçalves (Podemos), que institui a política municipal de proteção dos direitos da pessoa com fibromialgia, doença crônica que se caracteriza por dor generalizada e persistente em todo o corpo.

Até o momento, não há previsão de votação em segundo turno do PL 1024/2024, proposto pelo Executivo, que prevê uma reforma administrativa na estrutura da prefeitura. Na última quarta-feira (13), o projeto foi aprovado em primeiro turno pelos vereadores e nesta terça-feira (19), passa pela Comissão de Legislação e Justiça da CMBH.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.