Ouvindo...

Após quatro meses, Governo de Minas anuncia conserto de elevadores da Cidade Administrativa

Apesar de parte da reforma ter sido concluída, 16 elevadores ainda precisam de reparo; as entregas estão previstas para dezembro deste ano

Desde novembro de 2023, uma série de problemas atrapalhou o funcionamento dos elevadores dos prédios Minas e Gerais

Os elevadores da Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais, voltam a funcionar pela primeira vez nesta segunda-feira (4) após uma série de interdições que começaram no ano passado.

Desde novembro de 2023, diversos problemas aconteceram, incluindo a morte de um servidor de 66 anos. Marco Tadeu Rozemberg passou mal após subir lances de escada do prédio, que já estava com os elevadores estragados. Na época, o governo mineiro afirmou que foram detectadas falhas no funcionamento dos equipamentos em um dos prédios.

O laudo indicou que havia trincas, corrosão e outras avarias que comprometiam o trabalhado dos elevadores.

Leia também

Os 58 elevadores que integram os prédios Minas e Gerais foram interditados em maio deste ano, após perícia.

Com a interdição, foi publicado um decreto estadual que autorizou o trabalho remoto para servidores que não desempenhavam funções necessariamente presenciais. Quem precisava estar no prédio, foi realocado para o primeiro, segundo e terceiro andar.

De acordo com a informação divulgado pelo Governo, a entrega dos elevadores do prédio Gerais está dentro do cronograma de obras e reparos, tendo retorno às estações de trabalho do 4º ao 14º andar.

Em setembro, foi entregue a primeira parte das obras de reparo dos elevadores, com a disponibilização de 24 equipamentos, 12 de cada prédio. No mesmo mês, outros 18 começaram a ser reparados. Conforme o que foi dito, as atividades presenciais dos servidores também começaram a ser retomadas.

O governo mineiro afirma que os elevadores receberam um “reforço estrutural nos pilares metálicos de fixação das guias dos contrapesos, para corrigir as inconformidades” e também foram submetidos a conferência “elétrica, mecânica, de automação, além da limpeza das cabines”.

A previsão é que até dezembro, os 16 elevadores restantes sejam entregues.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.