Ouvindo...

Sem resposta de Lewandowski, Zema se sentiu ‘desrespeitado’ com convite de Lula

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, decidiu não participar da reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com governadores de todo o país. O encontro acontece nesta quinta-feira (31), no Palácio do Planalto

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), teria considerado um “desrespeito” do Governo Federal convocar uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar da PEC da Segurança Pública, sem antes receber a resposta das demandas apresentadas pelos governadores das regiões Sul e Sudeste.

Segundo fontes do governo de Minas Gerais, o convite do Palácio do Planalto para a reunião com Lula, nesta quinta-feira (31), causou insatisfação dos governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), que apresentaram quatro demandas ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, em reunião do bloco, em julho, e que, até o momento, não houve resposta.

Os pontos defendidos pelos governadores são: a revisão dos requisitos para concessão de liberdade provisória em audiência de custódia no caso de crimes graves; o compartilhamento de dados de monitoração eletrônica entre as forças policiais estaduais, sem a necessidade de autorização judicial; a Inserção de uma qualificadora no crime de homicídio cometido por indivíduos de organizações criminosas e a definição clara do que constitui suspeita justificada durante abordagens policiais.

Leia também

No ofício encaminhado ao presidente Lula rejeitando o convite, o governador Romeu Zema destacou que os governadores não receberam os termos da PEC da Segurança Pública, de autoria de Lewandowski, que será apresentada para análise do Congresso Nacional.

Zema disse que aguarda a apresentação de uma proposta de forma prévia para que os governadores do Sul e Sudeste possam estudar e se preparar para uma reunião com encaminhamentos concretos.

O governador Romeu Zema será representado na reunião pelo Secretário Adjunto de Segurança Pública, o coronel do Corpo de Bombeiros Edgard Estevo.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.