Ouvindo...

Bolsonaro vai ao Congresso negociar apoio à anistia do 8/1 e sucessões no Senado e Câmara

Ex-presidente deve apoiar candidaturas de Davi Alcolumbre (União) no Senado e de Hugo Motta (Republicanos-PB) na Câmara

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em visita ao Congresso

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi ao Congresso Nacional, na tarde desta terça-feira (29), para negociar pessoalmente apoios a candidaturas às presidências do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Como pano de fundo, está a proposta de anistia a presos pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

O Partido Liberal deve apoiar Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para o comando do Senado, que também preside o Congresso. Já na Câmara, a legenda deve apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB), que teve sua candidatura oficializada nesta terça — e já contando com o apoio do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

“A anistia está sempre nas nossas pautas. Nós entendemos, como cada vez mais tem um volume de parlamentares que entendem da mesma maneira, até corroborando com o ministro José Múcio, da Defesa, que o 8 de janeiro não foi uma tentativa de golpe”, disse Bolsonaro a jornalistas.

Leia também

No Senado, o PL tem 14 representantes. A Casa conta com 81 senadores. Já na Câmara, o partido tem 92 dos 513 deputados.

As eleições para o comando das duas casas acontecem em fevereiro.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.