Ouvindo...

Padilha diz que PT está no ‘Z-4 das eleições municipais’ e Gleisi reage: ‘mais respeito com o partido’

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, se manifestou sobre as recentes declarações do ministro Alexandre Padilha

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, usou as redes sociais nesta sexta-feira

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, não gostou das declarações do ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, sobre o desempenho do PT nas eleições municipais.

Gleisi rebateu nesta segunda-feira (28) as críticas do ministro Padilha, que cobrou uma autocrítica do partido e sugeriu que o PT estaria “na zona de rebaixamento” nas eleições municipais.

“Temos de refrescar a memória do ministro Padilha, o que aconteceu conosco desde 2016 e a base de centro e direita do Congresso que se reproduz nas eleições municipais, que ele bem conhece. Pagamos o preço, como partido, de estar num governo de ampla coalizão. E estamos numa ofensiva da extrema direita. Ofender o partido, fazendo graça, e diminuir nosso esforço nacional não contribui para alterar essa correlação de forças”, disparou Gleisi.

O PT elegeu 252 prefeitos nas eleições municipais de 2024. O partido voltará a comandar uma capital com a vitória de Evandro Leitão, em Fortaleza.

Nas eleições de 2020, o PT havia conquistado 182 prefeituras, o pior desempenho do partido desde 2000.

Padilha disse que o PT é campeão nacional das eleições presidenciais, mas que no âmbito municipal o partido estaria no “Z-4”, uma expressão futebolística utilizada, popularmente, para se referir aos quatro últimos colocados do Campeonato Brasileiro que serão rebaixados ao final da competição.

“O PT é o campeão nacional das eleições presidenciais. Nenhum partido ganhou tantas eleições presidenciais, no Brasil, quanto o PT. Mas, desde 2016 entrou no fim da tabela, ali no z-4 das eleições municipais. Eu diria que mesmo com os avanços que teve hoje, não saiu ainda dessa posição de fim de tabela”, disse Padilha.

Leia também

Gleisi discordou do ministro, e pediu para que ele tenha mais respeito com o PT.

“Padilha devia focar nas articulações políticas do governo, de sua responsabilidade, que ajudaram a chegar a esses resultados. Mais respeito com o partido que lutou por Lula Livre e Lula Presidente, quando poucos acreditavam”, concluiu ela.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.