Governo brasileiro celebra acordo entre Mercosul e União Europeia

Decisão destrava parceria negociada há mais de 26 anos entre os dois blocos

O vice-presidente Geraldo Alckmin

O governo brasileiro celebrou a decisão do Conselho da União Europeia que aprovou a assinatura do Acordo de Parceria entre o Mercosul e o bloco europeu. A deliberação ocorreu nesta sexta-feira (9), e representa um avanço decisivo após mais de duas décadas de negociações. Com a autorização das instâncias comunitárias europeias, o acordo fica liberado para assinatura formal, que deverá ocorrer em data e local ainda a serem definidos de forma conjunta entre os países do Mercosul e a União Europeia.

As negociações tiveram início há mais de 26 anos e envolvem a integração de dois dos maiores blocos econômicos do planeta. Juntos, Mercosul e União Europeia reúnem cerca de 720 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto estimado em mais de 22 trilhões de dólares.

Leia também

O acordo é considerado o maior já negociado pelo Mercosul e está entre os mais amplos firmados pela União Europeia com parceiros comerciais. A expectativa do governo brasileiro é de ampliação do comércio, fortalecimento da indústria nacional e aumento da previsibilidade nas relações econômicas entre os blocos.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a parceria representa um marco estratégico para a inserção do Brasil e dos demais países do MERCOSUL no comércio internacional, além de sinalizar compromisso com regras estáveis e cooperação de longo prazo.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...