Os brasileiros vão às urnas de dois em dois anos para escolher seus representantes nas esferas municipal, estadual e federal. Com os intervalos espaçados, é comum ter problemas com a documentação necessária para votar. O
O número do título de eleitor serve como um identificador único para cada votante e serve não apenas para o momento da escolha do candidato, mas para consultas, atualizações cadastrais e os demais serviços prestados pela Justiça eleitoral. É possível consultar seu número no portal do TSE, no aplicativo para telefones celulares ou mesmo em cartórios eleitorais.
No site do TSE, basta acessar a aba ‘
Pelo e-Título, basta acessar a loja de aplicativos de seu celular e baixar o programa. Em seu primeiro acesso, a aplicação pedirá as seguintes informações do eleitor: CPF ou nome completo; data de nascimento; e nome da mãe.
Feito o acesso no app do TSE, o aplicativo exibirá todas as informações eleitorais como o número do título, zona, seção e situação eleitoral. O documento digital disponibilizado no e-Título, inclusive, funciona oficialmente para o momento da votação como alternativa ao formato físico.
A consulta também pode ser feita presencialmente em cartórios eleitorais mediante apresentação de um documento oficial com foto.