Visto como um dos principais cabos eleitorais da direita nas eleições municipais de 2024, o deputado federal mineiro Nikolas Ferreira (PL) saiu derrotado em 4 das 5 capitais em que se empenhou no segundo turno. O único resultado positivo do parlamentar mais votado do Brasil no pleito de 2022, ele conseguiu emplacar apenas a candidatura de Adriane Lopes (PP) em Campo Grande.
Na capital do Mato Grosso do Sul, Adriane teve 51,45% dos votos contra 48,55 de Rose Modesto (União Brasil). Nikolas formalizou seu apoio à prefeita, que foi reeleita para o cargo, em um vídeo nas redes sociais onde dizia que ela era a candidata do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da senadora pelo Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP).
A receita, no entanto, não funcionou em outras capitais. Em Belo Horizonte, por exemplo, Bruno Engler foi um dos candidatos mais visitados por Nikolas nos dois turnos da eleição para a prefeitura da capital mineira. O deputado estadual chegou a liderar a votação no primeiro turno, mas no segundo, ficou com 46,27% dos votos, levando a virada para a reeleição de Fuad Noman (PSD), que teve 53,73%.
Nikolas também se engajou em uma das disputas mais acirradas das eleições municipais. Em Fortaleza, seu candidato, André Fernandes (PL), também liderou o primeiro turno. No entanto, o vitorioso foi Evandro Leitão (PT), em uma votação equilibrada: 50,38% a 49,62%.
Outro apoiador de Nikolas Ferreira que acabou derrotado no segundo turno foi Fred Rodrigues (PL). O eleito foi Mabel (União Brasil), com 55,53%, contra 44,47% do adversário.
O deputado federal também teve participação no primeiro turno das eleições municipais do Rio de Janeiro. Lá, ele se empenhou na campanha de Alexandre Ramagem (PL) e chegou a participar de carreatas com o candidato ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). A eleição na capital carioca, no entanto, foi resolvida ainda no primeiro turno. O atual prefeito Eduardo Paes (PSD) foi reeleito com 60,47% dos votos, contra 30,81% de Ramagem.
Vereadores mais votados
Se no executivo o resultado foi aquém do esperado, Nikolas Ferreira conseguiu bons resultados nos executivos municipais. Em duas capitais ele conseguiu emplacar dois dos vereadores mais votados. Em Belo Horizonte, o deputado conseguiu emplacar seu ex-assessor Pablo Almeida (PL) como o vereador mais votado da história da capital mineira, com 39.960 votos.
Já em São Paulo, o influenciador Lucas Pavanato foi o mais votado com 161,3 mil votos. Ele também recebeu o apoio de Nikolas Ferreira em vídeos postados nas redes sociais.