Ouvindo...

‘Acordo extraordinário’, diz Barroso sobre repactuação de Mariana

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, participou da cerimônia de assinatura do acordo de repactuação de Mariana

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, classificou como “extraordinário” o acordo de repactuação de Mariana, que prevê o pagamento de R$ 132 bilhões em novos valores pelas mineradoras Vale e BHP.

O acordo prevê o ressarcimento aos cofres da União, dos estados, municípios e da população e empresas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, que ocorreu em novembro de 2015.

“Acho que nós conseguimos, felizmente, produzir um acordo extraordinário. Como tudo que é humano nessa vida não é perfeito, há insatisfações, porque na vida as pessoas podem ter diferentes pretensões, mas nunca houve, na história da humanidade um acordo desse vulto” celebrou Barroso.

Leia também

A cerimônia de assinatura do acordo, que acontece sexta-feira (25), conta com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.