Ouvindo...

Lula diz que não vai se envolver em escolha de sucessor de Lira: ‘Respeito a autonomia do Congresso’

O presidente deu entrevista nesta quinta-feira (17) em que disse que a disputa é tema para o Congresso

Lula em entrevista nesta quinta-feira (17)

O presidente Lula (PT) disse nesta quinta-feira (17) que não vai interferir na eleição que vai definir o sucessor de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados. O martelo será batido em fevereiro de 2025. “Eu não quero escolher presidente, eu quero manter uma relação civilizada e institucional com quem ganhar as eleições nas duas casas”, disse o petista.

"É uma coisa do Congresso Nacional. Como eu respeito a autonomia, o presidente será aquele que foi eleito. Aquele que foi eleito, goste dele ou não goste, eu vou conversar. E vou tratá-lo como presidente da Câmara. É assim que eu faço. Eu não vou nunca apresentar para o presidente da Câmara um projeto de meu interesse pessoal. Eu vou apresentar projeto de interesse do povo brasileiro”, afirmou o presidente em entrevista à Rádio Metrópole, na Bahia.

Leia também

O nome apoiado por Lira é o de Hugo Motta (Republicanos-PB). Aliados de Lira afirmam que ele vem buscando convencer os outros postulantes ao cargo, Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA), a desistirem de suas candidaturas.

A disputa

A avaliação do presidente da Câmara é que hoje os partidos que integram a base do governo estariam comprometidos em apoiar Motta. Com isso, PSD e União Brasil ficariam isolados e perderiam espaço no comando da Casa.

Com a entrada do deputado paraibano na disputa, Elmar e Brito se uniram para tentar barrar o favoritismo do indicado de Lira. Para isso, ambos buscam atrair tanto o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quanto o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na terça (15), porém, o líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), disse que o partido só deve decidir por algum dos candidatos após o segundo turno das eleições municipais, que acontecerá no próximo dia 27.

O deputado mineiro declarou ainda que, hoje, a maior parte da bancada petista tende a apoiar a candidatura de Motta.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.