Ouvindo...

Governo decide hoje sobre o horário de verão; veja o que se sabe até agora

Caso o governo opte pelo horário de verão, a data para sua implementação deve ser em 30 de novembro, conforme já antecipou a Itatiaia

Horário de verão: órgão do governo recomenda volta e decisão final será de Lula | CNN Brasil

O governo federal deve decidir nesta terça-feira (15) sobre o retorno do horário de verão. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, já havia anunciado, na semana passada, que haveria reunião hoje para bater o martelo.

Nesta terça, o ministro se reúne com técnicos do ministério para avaliar se o retorno do horário de verão pode impactar o Brasil com risco energético. O assunto já foi discutido com o presidente Lula (PT), que deverá dar a palavra final. O presidente enfatizou que a decisão deve ser técnica, baseada em estudos, e ocorrer apenas se for imprescindível.

Caso o governo opte pelo horário de verão, a data para sua implementação deve ser em 30 de novembro, conforme já antecipou a Itatiaia.

Leia também

O ministro também destacou que as usinas hidrelétricas, como Belo Monte, localizada no rio Xingu, no Pará, que não conseguiu licenciamento para operar com reservatório, dependem naturalmente das condições pluviométricas. Os dados mostram que a atual crise hídrica é grave.

Instituído em 1931 no Brasil, o horário de verão foi mantido continuamente de 1985 até 2019, quando o governo anterior decidiu revogá-lo em abril daquele ano, alegando pouca efetividade na economia de energia.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio