Os órgãos públicos de Minas Gerais já se preparam para toda a mobilização provocada pelas eleições para prefeitos e vereadores neste domingo (6). Nesta sexta-feira (4), em coletiva de imprensa, a Polícia Militar e o Tribunal Regional Eleitoral esclareceram as ações e planejamentos para o fim de semana.
No total, MG tem 16.569.155 eleitores espalhados por mais de dez mil locais de votação em todo o estado. Para garantir a segurança de todos, segundo o diretor de Operações da PMMG, coronel Ralfe Veiga de Oliveira, a corporação enviou um efetivo extra de três mil policiais para cidades do interior, além de garantir o efetivo para a capital e as cidades maiores.
Esses policiais, além de garantir a segurança, farão apoio na distribuição e escolta de urnas. E, por falar em urnas, todos os equipamentos usados em Minas Gerais já estão nos locais estratégicos, segundo o coordenador do Gabinete Integrado de Segurança das Eleições, desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga.
- Eleições 2024: com atuação de mais de 6 mil agentes, PF intensifica segurança durante o fim de semana
- Eleições 2024: veja horários, o que levar e quais cidades do Brasil podem ter segundo turno
- Saiba o que é assédio eleitoral; casos se multiplicaram no Brasil em apenas dois anos
De acordo com o desembargador, o resultado das eleições no domingo deve ser disponibilizado já à noite, de forma rápida. “Com a emissão dos boletins de urna e com os flashcards sendo enviados aos tribunais regionais, nós vamos totalizar e acreditamos que ainda na noite de domingo, não querendo cravar horário, mas bem cedo nós já teremos praticamente o resultado de todos os 853 municípios de Minas Gerais”, afirmou.
Durante todo o dia, policiais estarão atuando no monitoramento das seções eleitorais, a fim de evitar possíveis crimes. Até o momento, houve apenas 22 infrações eleitorais em MG, no entanto, o número deve aumentar no domingo. Por isso, os agentes da PMMG estarão atentos para evitar boca de urna e outros crimes eleitorais.