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Comandante da FAB revela novos detalhes de incidente com avião de Lula no México

A aeronave da Força Aérea Brasileira que transportava Lula deu cerca de 50 voltas no céu do México na última terça-feira (1º)

Avião em que estava o presidente Lula teve problemas técnicos

O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, deu novos detalhes sobre o incidente com o avião presidencial do mandatário Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em comunicado sobre um incidente envolvendo a aeronave VC-1 durante um voo que partiu da Cidade do México, Damasceno disse que, após a decolagem, a aeronave apresentou uma anomalia técnica, resultando em alta vibração em uma das turbinas. Segundo ele, a tripulação seguiu rigorosamente os procedimentos de segurança após isso.

Além disso, o militar comunicou que uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) está no México para investigar o incidente. A hipótese de que um pássaro possa ter provocado a situação não está descartada. Não há prazo para divulgação do relatório preliminar.

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportava Lula deu cerca de 50 voltas no céu do México na última terça-feira (1º), por quase 5 horas, para queimar combustível, após pousar com segurança no Aeroporto Internacional da Cidade do México.

O comandante também defendeu a troca do avião presidencial: “Pessoalmente, eu defendo [a troca]. Esse avião completa agora, em 5 de janeiro, 20 anos. Eu era comandante do esquadrão quando recebi o avião. O avião é muito seguro, mas, além disso, ele tem uma autonomia que nos atende em parte. Acho que um país como o nosso, uma potência mundial, entre as 10 economias do mundo, deve ter um avião maior. Que tenha mais autonomia, que tenha mais espaço para levar o mandatário do país.”

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Leia a íntegra do comunicado assinado pelo tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno:

“A respeito do incidente ocorrido com a aeronave presidencial VC-1 durante o voo que partiu da Cidade do México, venho, como Comandante da Aeronáutica, prestar os devidos esclarecimentos.

No último voo, como amplamente divulgado, a aeronave experimentou uma anomalia técnica após a decolagem, resultando em alta vibração em uma das turbinas. Conforme os procedimentos operacionais padrões previstos em Lista de Verificações, a tripulação imediatamente adotou todas as medidas de segurança recomendadas, mantendo o controle total da aeronave e da situação.

É fundamental destacar o mais elevado nível de preparo e treinamento das nossas tripulações. O efetivo do Grupo de Transporte Especial, Organização Militar com mais de 70 anos de história conduzindo os que conduzem a nação, passa por uma extensa e rigorosa seleção, que leva em conta, além do seu perfil psicossocial, sua experiência profissional e operacional. Além disso, possuem vasta experiência e são devidamente certificados pelos mais rigorosos critérios internacionais de segurança. Não obstante, são submetidos, ainda assim, a uma rígida rotina de treinamentos, incluindo simuladores de voo e reuniões constantes para troca de experiências. Por isso, após seguirem os protocolos de operação previstos e o necessário gerenciamento de combustível, mantiveram a aeronave em circuito de espera até que esta estivesse em condições de realizar o pouso em segurança.

A Força Aérea Brasileira atua em conformidade com os mais altos padrões, sendo regularmente avaliada por organismos internacionais, como a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). Destaco, a propósito, que, por meio do programa de auditoria de segurança universal realizado por aquele órgão, que monitora constantemente a segurança das atividades aéreas, a FAB recebeu 100% na avaliação global, sendo o Brasil eleito, novamente, para fazer parte do Conselho da OACI, composto pelos 11 países de maior importância no transporte aéreo mundial, dentre os 193 signatários.

Nosso compromisso com a segurança de voo é inegociável e seguimos diretrizes que garantem que qualquer eventual anomalia técnica seja tratada com agilidade e precisão. Dessa forma, uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) já se encontra no México para extração e análise dos dados deste voo. Enfatizo, ainda, a excelência deste Centro e de seus profissionais, que receberam em 2024 o grau máximo de conformidade com os protocolos internacionais de investigação, em auditoria também realizada pela OACI. Apenas o Brasil e a França atingiram esse grau.

Importante ressaltar que, mesmo diante de uma situação adversa, o permanente preparo e a capacitação da tripulação, assim como o funcionamento dos sistemas da aeronave asseguraram que o pouso fosse realizado de maneira segura, sem riscos à integridade dos que estavam a bordo.

A Força Aérea Brasileira segue inabalável em sua missão constitucional, vigilante em apoio à sociedade brasileira, dentro e fora de nossas fronteiras. Para nós, o homem, a máquina e a missão são indissociáveis e, por isso, buscamos excelência nessa sinergia e repudiamos qualquer juízo de valor que enfraqueça essa tríade. Defendemos as nossas fronteiras, controlamos o nosso espaço aéreo e integramos o nosso território nacional. Garantimos, firmemente, que nossas aeronaves estão sempre em condições ideais de operação e que a segurança, a transparência e a eficiência serão sempre nossas maiores prioridades”.


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Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.