Ouvindo...

Autoridades lamentam morte de Cid Moreira

Jornalista faleceu nesta quinta-feira (3) aos 97 anos, no Rio de Janeiro

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), lamentou a morte do jornalista Cid Moreira, que faleceu nesta quinta-feira (3) aos 97 anos. O apresentador estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia. Cid morreu por volta das 8h, de insuficiência renal crônica.

Em nota, Pacheco se solidarizou com familiares, amigos e admiradores de Cid e afirmou que o jornalista é “um dos profissionais mais icônicos da história da comunicação no Brasil” e deixa um “importante legado para o jornalismo”. Ainda segundo o presidente do Senado, o apresentador “conquistou o respeito e a admiração de gerações de brasileiros, com sua credibilidade e profissionalismo, por meio de sua voz marcante e inconfundível”.

Veja mais:

Outro a se manifestar sobre a morte de Cid Moreira foi o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). “O Brasil perdeu hoje um dos seus maiores ícones do telejornalismo brasileiro com a partida de Cid Moreira. Sua voz inconfundível, a seriedade e a precisão na divulgação de notícias, lhe deram uma credibilidade inabalável e conquistaram uma legião de fãs em todo o país. Meu sentimentos à família e aos seus amigos”, escreveu o deputado nas redes sociais.

Leia também

Veja outras reações:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República:
O chefe do Executivo afirmou que o jornalista era “dono de uma voz única e poderosa” e se destacou pelas inúmeras locuções, sendo a mais célebre delas as gravações da Bíblia Sagrada. Lula também declarou em nota que o legado do apresentador no jornalismo e na televisão brasileira “será eternamente lembrado”.

Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF):
“Com a partida de Cid Moreira, o Brasil perde uma de suas principais vozes. Jornalista experiente, levou ao Brasil algumas das mais relevantes notícias dos nossos tempos. Lembrar do ‘Boa noite’ de Cid Moreira é rememorar alguns dos melhores anos de minha vida. Desejo conforto aos amigos e familiares.”

Rui Costa, ministro da Casa Civil:
“Hoje nos despedimos de Cid Moreira, jornalista, locutor, apresentador e dono de uma das vozes mais marcantes da comunicação brasileira. Meus sentimentos à família, colegas, amigos e fãs.”

Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário:
“Nosso pesar pelo falecimento de Cid Moreira, apresentador do Jornal Nacional e um dos mais importantes locutores dos jornais televisivos brasileiros.”

Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo:
“Meus sentimentos pelo falecimento de Cid Moreira, dono de um vozeirão inconfundível e que marcou história no telejornalismo brasileiro. Filho de Taubaté, no Vale do Paraíba, um ícone da televisão que deixa a sensação de que fazia até parte de muitas famílias ao compartilhar todas as noites o noticiário do dia a dia. Que Deus o acolha e leve conforto a familiares e amigos.”

Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás:
“Com tristeza, Gracinha e eu recebemos a notícia do falecimento do apresentador Cid Moreira, aos 97 anos.

Maior voz do jornalismo para a minha geração, Cid informou o Brasil durante décadas e se tornou praticamente a personificação do Jornal Nacional, da Rede Globo, com seu inconfundível ‘boa noite’.

Sua influência, no entanto, ultrapassou as fronteiras do jornalismo, fazendo de Cid uma personalidade da comunicação brasileira.

Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e colegas de profissão.”

Helder Barbalho (MDB), governador do Pará:
“O Brasil se despede hoje do jornalista Cid Moreira. Sua voz inconfundível e seu legado na comunicação brasileira serão eternos. Descanse em paz. Meus sentimentos aos familiares e amigos.”

Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do Governo no Congresso:
“Aos 97 anos a gente perde uma das vozes mais marcantes do Brasil.

O Brasil se despede de Cid Moreira, a cara do nosso domingo. Um dos jornalistas mais respeitados do país.

Eu tenho certeza que em algum momento, enquanto lia esse texto, você lembrou da entoação única que ele dava as frases.

Teu legado é gigantesco! Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e colegas de profissão.

Descanse em paz, na certeza que suas memórias serão eternas.”

Davi Alcolumbre (União-AP), senador:
“A comunicação brasileira perdeu uma das suas vozes mais icônicas, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira. Grande referência do rádio e da televisão, Cid nos deixa aos 97 anos. Sua voz tornou-se sinônimo de credibilidade, e seu ‘boa-noite’ diário marcou a televisão brasileira. Meus sinceros sentimentos para toda a família, amigos e admiradores.”

Fabiano Contarato (PT-ES), senador:
“Cid Moreira foi um ícone do jornalismo brasileiro, sua voz inconfundível marcou gerações. Sua partida deixa uma lacuna, mas sua trajetória será sempre lembrada. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Que ele descanse em paz.”

Bohn Gass (PT-RS), deputado federal:
“Cid Moreira, dono de uma das vozes mais marcantes da história da TV brasileira, acaba de falecer. Tinha 97 anos. Que a família tenha paz.”

Carla Zambelli (PL-SP), deputada federal:
“A voz mais linda do mundo! Que Deus o receba em sua infinita glória e conforte a família e amigos. Descanse em paz, Cid Moreira.”


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Leia mais