Ouvindo...

Na ONU, Brasil e China iniciam força-tarefa pela paz entre Rússia e a Ucrânia

Primeira reunião de alto nível teve adesão de doze países

Os governos do Brasil e da China iniciaram, nesta sexta-feira (27), uma força-tarefa para tentar mediar a paz entre a Rússia e a Ucrânia. A primeira reunião de alto nível ficou na mobilização de países do sul global.

O encontro teve 17 participantes: Argélia, Bolívia, Colômbia, Egito, Etiópia, Indonésia, Cazaquistão, Quênia, México, África do Sul, Tailândia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Vietnã e Zâmbia, além de Brasil e China.

Leia também

A ideia é reunir um grupo grande de mediação para depois levar a proposta à Rússia e a Ucrânia.

Na reunião, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, informou que a proposta será construída em torno de três pontos principais que Rússia e Ucrânia devem seguir: não escalar o conflito, banir retóricas inflamatórias e avançar em proposta de paz.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.