Ouvindo...

Haddad diz que taxação de grandes fortunas deve ser aprovada ainda neste ano, no G20

Proposta enquadra os chamados ‘super-ricos’ mundo afora e impõe um taxa de 2% sobre as riquezas para construção de um fundo para erradicação da pobreza; texto enfrenta resistências

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (12) que espera ainda neste ano a aprovação da proposta brasileira de taxação dos ‘super-ricos’, que é discutida no G20. Apesar da expectativa, o ministro reconhece que a medida deverá enfrentar resistências antes de sua implementação.

Em entrevista ao programa ‘Bom dia, Ministro’, da rede pública EBC, Haddad explicou que a proposta elaborada pelo Brasil já passou pelo crivo dos demais países que compõem o grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e a União Africana. Agora, o que falta é o martelo ser batido pelas lideranças dos países, que se reúnem no Brasil em novembro.

“Os 20 países do G20 assinaram um comunicado aqui no Rio de Janeiro, na terceira reunião dos ministros de finanças. […] Vai ter uma cúpula agora no final do ano com todos os chefes de Estado. Aí são os próprios presidentes ou primeiros-ministros que vão estar no Rio de Janeiro na grande cúpula e eu espero que essa proposta seja aprovada”, afirmou.

Conforme o texto, os multimilionários seriam obrigados a arcar com um imposto no valor de pelo menos 2% da sua riqueza total. A contribuição seria paga todos os anos e seria destinada a um fundo social revertido para o combate a mudanças climáticas e erradicação da pobreza.

Leia também

Segundo o ministro, o próximo passo, após a aprovação, seria a implementação da medida, o que não é uma tarefa simples.

“O problema de taxar grandes fortunas é que as tentativas que já foram feitas mundo afora nem sempre produziram os melhores resultados, não porque seja injusto, mas porque, do ponto de vista prático, você tem fuga de capital, você tem mudança de fiscal, nem todo super rico, você deve imaginar, está disposto a pagar imposto. Em geral, essa turma tem uma certa dificuldade em encarar o fisco”, afirmou.

A Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Neste ano, o grupo é presidido pelo Brasil


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais