Ouvindo...

Haddad voltará a defender taxação de super-ricos no G20

Proposta, contudo, encontra uma barreira nos representantes dos Estados Unidos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pretende abordar em nova reunião do G20 a taxação de grandes fortunas, ou seja, de pessoas super-ricas. Esse tema será posto em pauta em reunião no Rio de Janeiro na próxima semana.

Entre os dias 24 e 26 de julho, a capital fluminense recebe discussões sobre “Trilha de Finanças” das 20 maiores economias do mundo (mais União Europeia e União Africana).

O tema não é uma novidade vinda do ministro. Em junho, por exemplo, em viagem ao Vaticano, Fernando Haddad defendeu a proposta ao papa Francisco – que também é um defensor da proposta.

Leia também

Um imposto global sobre bilionários é analisada pelo grupo. Tal proposta, contudo, ainda é alvo de desconfiança de países como os Estados Unidos.

Além disso, Haddad também deve pôr em discussão ações para mitigar os efeitos do aquecimento climático. O financiamento para projetos voltados ao meio ambiente será debatido no último dia do evento.

Memes contra Haddad

O movimento de publicação de memes contra o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda é visto como uma grande “brincadeira” por membros do governo federal, que tentam minimizar as críticas ao chefe das decisões econômicas do país. Leia mais aqui.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.