Ouvindo...

PT diz que memes que associam Haddad à taxação não preocupam: ‘Não vai pegar’

‘Taxad e Zé do Taxão': o ministro da Fazenda de Lula recebe críticas e é alvo de piadas na internet que o ligam ao aumento de impostos

Ministro Fernando Haddad, da Fazenda

O secretário de Comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado Jilmar Tatto (SP), afirmou que a sigla não está preocupada com os “memes” que associam o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao aumento de impostos.

Haddad tem sido alvo de piadas na internet, e já chegou a ser chamado de “Taxad e Zé do Taxão”. Os apelidos foram rapidamente aderidos por políticos de oposição.

Segundo Tatto disse ao jornal Folha de S.Paulo, “não vai pegar”, referindo-se aos memes. Ele destacou que Haddad está ganhando força e será reconhecido como “aquele que reduziu impostos”, mencionando medidas como a ampliação da isenção do Imposto de Renda e a introdução do cashback.

Leia também

As críticas a Haddad aumentaram após a aprovação, em 10 de julho, do PLP 68/2024, que regulamenta a reforma tributária e inclui a taxação de alimentos ultraprocessados, cervejas e outros produtos.

Usuários de redes sociais também criticaram mudanças como a tributação de compras em plataformas internacionais, como Shein e Shoppe, e a reintrodução do seguro DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres).


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.