Ouvindo...

Deputado diz que Lira ‘traiu’ Elmar na corrida pela Presidência da Câmara

Presidente da Câmara anunciou apoio ao líder do Republicanos, Hugo Motta, como candidato à sucessão no comando da Casa

O deputado, Elmar Nascimento, e o presidente da Câmara, Arthur Lira, durante o aniversário de Barra de São Miguel (AL), onde o pai do alagoano, Biu de Lira (cen.), é prefeito

O deputado Alexandre Leite (União-SP) disse nesta quarta-feira (11) que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), “traiu” o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA).

“Não há ninguém que esteja mais descontente com o presidente Arthur Lira do que eu e o deputado Leur [Lomanto Júnior (União-BA), presidente do Conselho de Ética]. O presidente Arthur Lira traiu o deputado Elmar. Ele traiu o nosso líder, o deputado Elmar, colega de estado do deputado Paulo Magalhães. Não há ninguém mais descontente com o deputado Arthur Lira do que nós”, declarou.

Leite se manifestou durante sessão do Conselho de Ética da Câmara que analisava a abertura do processo de cassação do deputado Glauber Braga (Psol-RJ).

Leia também

Elmar era tido como favorito a levar a indicação de Lira na sucessão da presidência da Câmara. Entretanto, com a entrada do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), na disputa, o atual presidente da Casa passou a considerar o parlamentar paraibano como um candidato mais viável.

Isso porque Lira busca um candidato de consenso, que agrade tanto deputados da base do governo como da oposição.

Motta é considerado como uma pessoa de bom trânsito entre os dois grupos. Já Elmar sofre com a resistência dos governistas, além de ser considerado como pouco acessível por alguns parlamentares.

A candidatura do deputado paraibano também fez com que o líder do União Brasil selasse um acordo com o líder do PSD, Antonio Brito (BA), outro forte postulante ao comando da Câmara a partir de 2025.

Após dias de indefinição, Lira comunicou a líderes partidários nesta quarta que apoiará a candidatura de Hugo Motta.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.