Ouvindo...

Vice-governador de Minas usa VPN para postar no X: “nunca me imaginei propagando a desobediência civil”

Atitude de Mateus Simões pode render multa de R$ 50 mil por dia, segundo decisão de Alexandre de Moraes

Post de Mateus Simões, vice-governador, no Twitter usando VPN

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), utilizou um acesso a VPN par a driblar a queda do X, antigo Twitter, no Brasil e fazer um post em protesto à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Às 00h38, pouco minutos depois de vários brasileiros relatarem que não conseguem mais acessar o X, Mateus Simões escreveu: “VPN funcionando. Nunca me imaginei praticando e propagando desobediência civil, mas censura não pode ser admitida, jamais”.

Leia também

De acordo com a decisão de Moraes, que suspendeu o X no Brasil, quem utilizar a VPN para publicar na plataforma de Elon Musk terá que pagar uma multa diária de R$ 50 mil.

A decisão inicial era ainda mais drástica. Ignorando todo o transtorno para o ambiente de Segurança da Informação no Brasil, Moraes havia pedido que Google e Apple tirassem das lojas todas as opções de VPN para os brasileiro.

Isso, no entanto, se mostrou impraticável e perigoso, e Moraes recuou na decisão no final de sexta-feira.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.