Ouvindo...

Governo fecha acordo no Congresso e vai editar novo decreto sobre armas

Senado iria analisar nesta terça (27) um projeto de decreto legislativo que libera a operação de clubes de tiro próximos a escolas

Projeto de decreto legislativo alterava acesso a armas

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), retirou da pauta de votação da Casa nesta terça-feira (27) um projeto de decreto legislativo (PDL) que anula trechos de um decreto sobre o acesso a armas assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2023.

A medida foi tomada depois de o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), costurar um acordo com o autor do projeto, deputado Ismael Alexandrino (PSD-GO), e o relator do texto na Casa, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), para que um novo decreto seja editado contemplando as mudanças propostas pelo Congresso. A expectativa é que isso aconteça até a próxima segunda-feira (2).

Um dos principais pontos do PDL é a liberação para que clubes de tiro possam operar em um raio de um quilômetro de escolas, creches e universidades.

Leia também

O texto também traz mudanças em relação às armas de gás comprimido ou por ação de mola com calibre superior a seis milímetros, que hoje são de uso restrito das Forças Armadas ou de pessoas e instituições autorizadas pelo Exército.

O projeto foi aprovado na Câmara em maio e dependia do aval dos senadores. Na última terça-feira (20), a Casa havia aprovado o regime de urgência para a proposta, o que faz com que o texto possa ser votado diretamente no plenário do Senado sem passar pelas comissões temáticas.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.