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Edital do trecho mais complexo da BR-381 ainda não tem data para ser publicado

Ministro prometeu publicação do Lote 8B para agosto, mas governo precisou fazer novos estudos e expectativa agora é lançar o projeto até o final do ano

BR-381

A obra mais complexa da duplicação da BR-381, entre o Anel Rodoviário de Belo Horizonte e o trevo de Ravena, ainda não tem data para começar a sair do papel.

O edital para obras no Lote 8B, trecho mais próximo da capital mineira e onde serão necessárias as maiores desapropriações para duplicar a rodovia, foi prometido inicialmente para julho e depois para agosto.

Nesta semana, o Ministério do Transporte informou à reportagem da Itatiaia que houve necessidade de fazer estudos complementares e a expectativa é que o edital seja publicado até o final do ano.

Previsões adiadas

Em entrevista à Itatiaia no dia 20 de junho, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou que o edital do chamado Lote 8B seria publicado “até o final de julho”. “A conta das desapropriações estão fora da conta da obra, mas teremos os dois recursos”, afirmou o ministro.

Uma semana depois, durante passagem por Belo Horizonte junto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Renan Filho falou novamente à rádio Itatiaia e adiou em um mês a publicação do edital: “Vamos lançar um novo edital no mês de agosto. E já teremos obras neste ano. Vamos ter que realocar mais de 1 mil famílias. Ela começa pelo lote mais afastado, mas os dois serão feitos de forma concomitante, esperamos trabalhar nos dois paralelamente”.

Nesta semana, a reportagem procurou o Ministério dos Transportes para saber sobre o edital do trecho mais complexo da duplicação da BR-381 e a resposta é que a publicação ainda não tem data marcada, mas a expectativa é que ele seja lançado ainda no segundo semestre deste ano.

O edital do Lote A, entre o trecho de Ravena e a entrada para Caeté, um trecho de 18 quilômetros de extensão, foi lançado em maio. O ministério está analisando as propostas para definir quem venceu a licitação.

Já para o Lote 8B, no entanto, a pasta explicou que foram necessários estudos complementares. “O lote está em fase de atualização do projeto existente. Diferentemente do Lote 8A, cujo projeto já passou por atualização e possui edital em andamento, no Lote 8B houve a necessidade de estudos complementares”, diz a pasta.

“O Ministério dos Transportes acompanha o processo junto ao DNIT com expectativa que a publicação do Edital do Lote 8B ocorra ainda no 2º semestre de 2024, quando haverá uma projeção de captação. A estimativa de captação total para o projeto de concessão da BR-381 é de quase 9 bilhões de reais”, concluiu o Ministério dos Transportes.

A pasta informou que os cortes orçamentários determinados pelo Ministério da Fazenda, de R$ 25 bilhões, não afetarão as obras em andamento pelo país: “A respeito do contingenciamento, o Ministério dos Transportes vai reorganizar o cronograma dos investimentos de forma que nenhuma obra seja paralisada”.

Leilão marcado para dia 29 de agosto

Enquanto o trecho que será feito com recurso público segue com indefinições, as apostas no setor privado para destravar obras como a duplicação da BR-381 continuam em alta dentro do Palácio do Planalto.

O governo marcou para o dia 29 de agosto o leilão que vai conceder a BR-381 para a iniciativa privada e a expectativa é que pelo menos três empresas apresentem propostas para assumir o trecho que vai até de BH até Governador Valadares.

Essa será a quarta tentativa do governo federal de conceder a “Rodovia da Morte”. Nas três tentativas anteriores houve problemas com o projeto ou não houve interessados no leilão.

Dessa vez, com a retirada do trecho mais próximo da capital mineira da lista de obras exigidas pela futura concessionária, a expectativa é que a BR-381 tenha um leilão bem sucedido.

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Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.