A obra mais complexa da duplicação da BR-381, entre o Anel Rodoviário de Belo Horizonte e o trevo de Ravena, ainda não tem data para começar a sair do papel.
O edital para obras no Lote 8B, trecho mais próximo da capital mineira e onde serão necessárias as maiores desapropriações para duplicar a rodovia, foi prometido inicialmente para julho e depois para agosto.
Nesta semana, o Ministério do Transporte informou à reportagem da Itatiaia que houve necessidade de fazer estudos complementares e a expectativa é que o edital seja publicado até o final do ano.
Previsões adiadas
Em entrevista à Itatiaia no dia 20 de junho, o ministro dos Transportes,
Uma semana depois, durante passagem por Belo Horizonte junto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Renan Filho falou novamente à rádio Itatiaia e adiou em um mês a publicação do edital:
Nesta semana, a reportagem procurou o Ministério dos Transportes para saber sobre o edital do trecho mais complexo da duplicação da BR-381 e a resposta é que a publicação ainda não tem data marcada, mas a expectativa é que ele seja lançado ainda no segundo semestre deste ano.
O edital do Lote A, entre o trecho de Ravena e a entrada para Caeté, um trecho de 18 quilômetros de extensão, foi
Já para o Lote 8B, no entanto, a pasta explicou que foram necessários estudos complementares. “O lote está em fase de atualização do projeto existente. Diferentemente do Lote 8A, cujo projeto já passou por atualização e possui edital em andamento, no Lote 8B houve a necessidade de estudos complementares”, diz a pasta.
“O Ministério dos Transportes acompanha o processo junto ao DNIT com expectativa que a publicação do Edital do Lote 8B ocorra ainda no 2º semestre de 2024, quando haverá uma projeção de captação. A estimativa de captação total para o projeto de concessão da BR-381 é de quase 9 bilhões de reais”, concluiu o Ministério dos Transportes.
A pasta informou que os cortes orçamentários determinados pelo Ministério da Fazenda, de R$ 25 bilhões, não afetarão as obras em andamento pelo país: “A respeito do contingenciamento, o Ministério dos Transportes vai reorganizar o cronograma dos investimentos de forma que nenhuma obra seja paralisada”.
Leilão marcado para dia 29 de agosto
Enquanto o trecho que será feito com recurso público segue com indefinições, as apostas no setor privado para destravar obras como a duplicação da BR-381 continuam em alta dentro do Palácio do Planalto.
Essa será a quarta tentativa do governo federal de conceder a “Rodovia da Morte”.
Dessa vez, com a retirada do trecho mais próximo da capital mineira da lista de obras exigidas pela futura concessionária, a expectativa é que a BR-381 tenha um leilão bem sucedido.