Ouvindo...

Haddad diz que já esperava aumento da inflação neste ano ‘em função do que está acontecendo no mundo’

O IBGE divulgou que o IPCA, a principal medida da inflação no país, aumentou 0,38% em julho

Ministro Fernando Haddad (Fazenda)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (9) que já antecipava um aumento da inflação este ano devido ao cenário internacional. Segundo ele, existe a necessidade de cautela ao monitorar os números para a definição da taxa básica de juros pelo Banco Central.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a principal medida da inflação no país, aumentou 0,38% em julho. Nos doze meses até julho, a inflação acumulou 4,5%, atingindo o limite superior da meta estabelecida para o período.

Leia também

Segundo Haddad, os números do IBGE mostram “boas notícias em relação à cesta básica, aos preços de alimentos”. “Nós temos que acompanhar sem ansiedade e tomar as medidas necessárias para o Brasil continuar crescendo com a inflação baixa”, afirmou ele.

Na terça-feira (6), o Banco Central informou, por meio ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que “não hesitará em elevar a taxa de juros” se julgar apropriado.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio