O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu um alerta aos viajantes brasileiros que estão na Venezuela. A preocupação é com o cenário de protestos e tumultos provocados pelo resultado das eleições presidenciais que, mesmo contestadas, sacramentaram a vitória do presidente Nicolás Maduro.
Segundo a Organização não Governamental (ONG) venezuela Foro Penal, até o momento já foram registrados no país 46 prisões e um morte em decorrência dos protestos. As manifestações tem sido convocadas pela oposição, que contesta a vitória de Maduro, e pelo governo, que defende o resultado proclamado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) no último domingo.
Segundo a ONG especializada em Direitos Humanos, a primeira morte registrada nos protestos ocorreu no estado de Yaracuy, no noroeste do país. O contexto de como esse morte ocorreu não foi divulgado.
No alerta emitido na noite de segunda-feira (29), o Itamaraty recomenda que os brasileiros que estão no país vizinho tenham atenção redobrada com as informações emitidas pela Embaixada do Brasil em Caracas e evitem aglomerações.
Essa é a segunda manifestação brasileira em relação à situação na Venezuela, que passa por um cenário turbulento de acusações envolvendo fraude no resultado das eleições. No primeiro comunicado emitido pela diplomacia brasileira, o governo ressaltou o “caráter pacífico” da eleição venezuelana, mas declarou ter atenção à apuração do resultado.