Ouvindo...

Deputados de oposição criticam resultado de eleições na Venezuela

Pela base, deputada Tabata Amaral (PSB-SP) classificou vitória de Nicolás Maduro como ‘fraude eleitoral’

Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou vitória de Nicolás Maduro; oposição critica falta de transparência e argumenta que houve fraude eleitoral

Deputados brasileiros têm reagido negativamente, nesta segunda-feira (29), ao resultado da eleição presidencial na Venezuela. No início da madrugada — no horário de Brasília, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou vitória de Nicolás Maduro, com 51% dos votos, sobre o diplomata Edmundo González Urrutia. A oposição contra-atacou e reclamou de falta de transparência na apuração.

A imensa maioria dos comentários publicados por parlamentares brasileiros pertence à oposição. Entretanto, nesse cenário, se destaca a posição da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), candidata à Prefeitura de São Paulo no pleito municipal de outubro.

Leia mais:

Leia também

Base do Governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados e filiada ao partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, Tabata afirmou que houve fraude na eleição venezuelana. “Há todos os motivos para crer que o resultado não corresponde ao que o povo venezuelano manifestou nas urnas”, escreveu no X.

A posição é compartilhada por outros deputados, como Nikolas Ferreira (PL-MG), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e também o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O silêncio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a cautela do assessor Celso Amorim, enviado brasileiro à Venezuela, também têm sido alvo de críticas nas últimas horas.

Nesta manhã, o Ministério das Relações Exteriores se manifestou sobre a eleição no país vizinho, mas, não entrou no mérito do resultado. A nota publicada pelo Itamaraty elogia o caráter pacífico da votação, mas, ressalta que acompanha ‘com atenção’ o processo de apuração dos votos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.