Ouvindo...

Congresso encerra férias na quarta-feira, e Senado tem sessão marcada para 1º de agosto

Na Câmara dos Deputados, entretanto, atividades só deverão ser retomadas no dia 12 de agosto

Atividades no Congresso Nacional serão retomadas na quinta-feira (1º), e Senado já tem sessão marcada para a data

As férias do Congresso Nacional acabam na quarta-feira (31) após um intervalo de 14 dias, e há previsão de sessão deliberativa no Senado Federal já no dia seguinte, quinta-feira (1º), às 11h. O cenário é diferente na Câmara dos Deputados, onde as atividades legislativas recomeçarão apenas no dia 12.

Nas últimas duas semanas, os deputados e senadores saíram de Brasília rumo a seus redutos eleitorais, que concentram as atenções políticas nestes meses que antecedem o pleito municipal. Entre eles aparece o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Em Alagoas, ele trabalha pelas campanhas de aliados políticos — principalmente pela reeleição do pai, Benedito de Lira (PP-AL), prefeito de Barra de São Miguel. O presidente deverá retornar a Brasília para sessão no primeiro dia dos trabalhos na Casa, quando estará na pauta para votação o segundo Projeto de Lei Complementar (PLP) que regulamenta a reforma tributária.

Leia também

O Senado, porém, retoma o ritmo antes da Câmara dos Deputados e há sessão deliberativa agendada para quinta-feira e sessão ordinária na sexta-feira (2). Nos próximos meses, o Senado se debruçará sobre o Projeto de Lei (PL) da desoneração e também sobre a proposta do presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que renegocia as dívidas dos estados com a União.

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado ainda deverão tramitar o PLP que regulamenta os impostos da reforma tributária — aprovado na Câmara antes do recesso —, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que confere autonomia administrativa e financeira ao Banco Central (BC) e a PEC da Anistia para perdoar os partidos que desrespeitaram a legislação eleitoral no último pleito.

O que é ‘recesso branco’? As férias de 14 dias do Congresso Nacional deste ano configuram um ‘recesso branco’ — um intervalo acordado entre os deputados e senadores para suspender sessões e atividades legislativas nas duas casas. O período recebe esse apelido porque os parlamentares ainda não votaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o que, no regimento, impediria que eles se ausentassem no meio do ano.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.