Ouvindo...

Adiada pela tragédia no Sul, viagem de Lula ao Chile acontecerá em agosto

Presidente brasileiro se encontrará com o mandatário chileno, Gabriel Boric, entre os dias 5 e 6 de agosto

Presidente Lula e presidente do Chile, Gabriel Boric, estiveram juntos pela última vez em maio do ano passado durante visita dos presidentes da América do Sul a Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará o chileno Gabriel Boric no início de agosto. Inicialmente, o encontro aconteceria em maio deste ano, mas, o petista decidiu adiá-lo em meio à tragédia que assolou o Rio Grande do Sul. A ida de Lula à capital Santiago ocorrerá entre os dias 5 e 6 de agosto.

Os presidentes estiveram juntos em duas ocasiões no ano passado: na posse de Lula e durante um encontro do presidente brasileiro com os chefes de outros países da América do Sul, no Palácio do Itamaraty.

Leia também

Nos últimos meses, Lula esteve com lideranças dos países territorialmente próximos ao Brasil. No início deste mês, ele participou da Cúpula do Mercosul, que ocorreu no Paraguai, e também esteve na Bolívia para um encontro com o presidente Luis Arce.

A ida do petista à Bolívia ocorreu dias após a tentativa de golpe no país, quando o general Juan José Zúñiga liderou tropas contra o governo eleito e até invadiu o palácio presidencial.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.