O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, nesta terça-feira (9). Trata-se de um movimento de apoio ao país, que sofreu uma
Duas das principais lideranças de esquerda da Bolívia – ambos do Movimento ao Socialismo (MAS) –, Arce e Morales estão com a relação abalada justamente por causa da tentativa de golpe no país.
O ex-presidente acusou o atual de ter mentido ao dizer que teria sido vítima do movimento fracassado. Após ser preso, o líder do levante, o general Juan José Zúñiga, disse que Arce teria encomendado a ele um “autogolpe” para reverter a baixa popularidade –
A partir desse momento, Evo Morales fez coro com oposicionistas, passando a questionar a versão oficial dos fatos.
Durante a estadia em Santa Cruz de la Sierra, Lula terá 8 eventos. Não consta na agenda do presidente brasileiro encontro com Evo Morales, apenas com o atual líder boliviano. Contudo, vale lembrar que Lula e Evo são amigos de longa data.
Oficialmente, o dia será de conversas sobre a situação econômica dos dois países. A Bolívia passa por um momento de instabilidade, especialmente no segmento de energia. Serão discutidos também acordos sobre infraestrutura, saúde e combate ao tráfico de pessoas.
De acordo com a equipe da Presidência da República, Lula volta ao Brasil no fim do dia.