A primeira etapa do programa que promete ofertar passagens aéreas mais baratas sairá do papel nesta quarta-feira (24) em uma cerimônia no prédio do ministério em Brasília, com a presença do ministro Silvio Costa Filho e do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Conforme indicou a pasta, nesta fase inicial serão beneficiados todos os aposentados do INSS que não viajaram de avião nos últimos 12 meses, e cada um terá acesso a dois bilhetes por ano. As passagens aéreas para esse grupo custarão até R$ 200 por trecho.
Inicialmente, o Voa Brasil atenderia os aposentados com até dois salários mínimos e ainda os estudantes contemplados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Entretanto, os cerca de 700 mil alunos não serão beneficiados nesta primeira fase; e a restrição à faixa de renda foi retirada.
O ministério trata o programa como ‘a maior ação de inclusão social da aviação’ no Brasil, e há indicativo de que as três principais companhias aéreas do país — Azul, Gol e Latam — aderiram à iniciativa.