Ouvindo...

STJ e TSE afirmam não terem sido afetados por apagão cibernético

O apagão atrasou voos e outros serviços na manhã desta sexta-feira (19)

O STJ afirmou não ter registro de ocorrências por causa do apagão.

Os sistemas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRTE-MG) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não foram afetados pelo apagão cibernético global desta sexta-feira (19).

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afirmou que, por enquanto, não há nenhuma informação de que algum tribunal regional ou federal tenha sido afetado.

O TRE-MG respondeu, em nota, que o Tribunal não faz uso de nenhum software da empresa Crowd Strike, portanto, nenhum sistema foi atingido.

O TSE informou à Itatiaia que nenhum sistema ou serviço foi afetado.

Leia também

O que aconteceu?

Nesta sexta-feira, uma grande falha em sistemas de informática afetou diversos serviços ao redor do mundo. Aeroportos, aplicativos de banco, hospitais, empresas de telecomunicação e sistemas ferroviários foram afetados.

As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos no início da manhã devido a “problemas de comunicação”, informou a Administração Federal de Aviação (FAA).

O que causou o problema?

O problema teria sido causado por uma falha em uma atualização de conteúdo os usuários do Windows, de acordo com o CEO da CrowdStrike, empresa americana de cibersegurança. Ele publicou em seu perfil no X, antigo Twitter, que não se trata de um ataque cibernético e que o problema foi identificado, isolado e corrigido.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.