Ouvindo...

STJ e TSE afirmam não terem sido afetados por apagão cibernético

O apagão atrasou voos e outros serviços na manhã desta sexta-feira (19)

O STJ afirmou não ter registro de ocorrências por causa do apagão.

Os sistemas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRTE-MG) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não foram afetados pelo apagão cibernético global desta sexta-feira (19).

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afirmou que, por enquanto, não há nenhuma informação de que algum tribunal regional ou federal tenha sido afetado.

O TRE-MG respondeu, em nota, que o Tribunal não faz uso de nenhum software da empresa Crowd Strike, portanto, nenhum sistema foi atingido.

O TSE informou à Itatiaia que nenhum sistema ou serviço foi afetado.

Leia também

O que aconteceu?

Nesta sexta-feira, uma grande falha em sistemas de informática afetou diversos serviços ao redor do mundo. Aeroportos, aplicativos de banco, hospitais, empresas de telecomunicação e sistemas ferroviários foram afetados.

As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos no início da manhã devido a “problemas de comunicação”, informou a Administração Federal de Aviação (FAA).

O que causou o problema?

O problema teria sido causado por uma falha em uma atualização de conteúdo os usuários do Windows, de acordo com o CEO da CrowdStrike, empresa americana de cibersegurança. Ele publicou em seu perfil no X, antigo Twitter, que não se trata de um ataque cibernético e que o problema foi identificado, isolado e corrigido.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.