Ouvindo...

Apagão cibernético: o que é a empresa CrowdStrike e por que pane em seu sistema afetou serviços globalmente

A empresa é muito utilizado em sistemas operacionais do Windows; a CrowdStrike ‘está trabalhando ativamente’ para solucionar o problema

Veja imagens dos impactos do apagão cibernético pelo mundo.

Atividades bancárias, serviços médicos, telecomunicações e transporte foram afetadas nesta sexta-feira (19) após uma falha de escala global em sistemas de TI. Companhias aéreas internacionais e empresas ferroviárias confirmaram problemas de operação.

Mas, afinal, o que causou a pane? O que pode ser feito para evitar esse tipo de problema? A reportagem conversou com o professor da Estácio BH José Teixeira Horta Junior, Mestre em Educação Tecnológica e Especialista em Segurança da Informação, para entender o que aconteceu.

Primeiro, o problema ocorreu na empresa de segurança cibernética norte-americana CrowdStrike — uma das maiores do mundo do setor. “O foco principal é gerenciar segurança na Internet, incluindo proteção contra violações de dados e ataques sofisticados implantados por hackers”, disse o especialista.

Leia também: Veja tudo o que se sabe sobre o apagão cibernético que afetou o mundo inteiro
Problema que causou apagão cibernético foi resolvido, diz Microsoft
Apagão cibernético gera memes e repercute nas redes sociais; veja imagens

Dessa vez, produto afetado se chama CrowdStrike Falcon. “Ele é utilizado para obter informação de ataque ‘em tempo real’, fornecendo tempo para implementar medidas de segurança elaboradas. A CrowdStrike Falcon unifica antivírus, detecção e resposta a eventos de segurança, utilizando inteligência artificial. Tudo isso embarcado em um único sensor”, explicou.

Conforme o professor, a empresa é muito utilizado em sistemas operacionais do Windows. “A facilidade de instalação e gerenciamento dos sistemas e a adoção pela Microsoft tornou o CrowdStrike um dos softwares de segurança mais utilizados do mundo”, disse José.

Mais cedo, segundo a empresa, o problema foi identificado. “A CrowdStrike está trabalhando ativamente com os clientes afetados por uma falha encontrada em uma atualização de conteúdo dos usuários do Windows (...) não é um incidente de segurança ou um ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi aplicada”, escreveu George Kurtz nas redes sociais X e LinkedIn.

“Esta atualização causou o colapso do sistema operacional Windows, incluindo servidores. Estes servidores são a base de muitos serviços pelo mundo, como serviços bancários e de transporte. A atualização fez com que estes servidores parassem de funcionar e consequentemente os serviços hospedados neles”, afirmou.

Ele disse que, para evitar este tipo de indisponibilidade, as atualizações são testadas antes de ser implantadas. “Então, a forma de evitar estes problemas é testando as atualizações antes de aplicá-las em massa nos servidores e computadores”, acrescentou.

Leia também

Atrasos pelo mundo

Conforme a AFP, as principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos.

Problemas similares afetaram os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, assim como todos os aeroportos na Espanha, anunciaram os administradores dos terminais aeroportuários destes países.

No Brasil, usuários identificaram problemas em sistemas bancários.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.