Ouvindo...

Lula marca duas reuniões com ministros na quinta-feira (18)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou duas reuniões com ministros, no Palácio do Planalto

Apesar da posição contrária ao projeto, o presidente Lula foi orientado por seus interlocutores a manter o acordo firmado na Congresso Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá nesta quinta-feira (18) com parte de sua equipe ministerial, no Palácio do Planalto.

O primeiro compromisso, marcado para às 9h30, contará com as presenças de seis ministros, incluindo o da Fazenda, Fernando Haddad, além do Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto.

O encontro acontece dias após o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciar um pente-fino, que deve revisar, até o fim do ano, cerca de 800 mil benefícios temporários, para verificar eventuais irregularidades. A revisão irá atingir as pessoas que possuem benefícios como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez, que pode ser revertida.

O anúncio ocorreu após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmar o corte de R$ 25,9 bilhões, em 2025, de programas federais. As áreas afetadas pelo corte ainda não foram divulgadas pelo governo.

Lupi e Haddad irão participar do encontro com Lula, pela manhã, no Palácio do Planalto. A previsão é a de que o corte de despesas seja debatida na reunião.

Leia também

O presidente também irá se reunir, às 15h30, com os ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Fazenda, Fernando Haddad, além das ministras do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Esta será a última agenda do dia, no Palácio do Planalto. Na sexta-feira (19), Lula seguirá para São Paulo, onde cumprirá agendas no estado.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.