O período que antecede a campanha eleitoral é marcado pelas campanhas internas e as
Para as Eleições 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reservou as datas entre 20 de julho e 5 de agosto para as definições dos candidatos. Os partidos devem registrar os nomes na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto.
Em São Paulo, a disputa está acirrada e 11 candidatos são esperados para o cargo de prefeito. O atual prefeito Ricardo Nunes vai tentar a reeleição e alguns nomes conhecidos se colocaram como pré-candidatos à prefeitura da maior cidade do país.
Veja a lista dos possíveis candidatos em SP.
MDB – Ricardo Nunes
Atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes deve concorrer à reeleição pelo MDB. O vice na chapa deve ser o coronel Ricardo de Mello Araújo, do PL, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
É esperado que o ex-presidente apoie e participe da campanha de candidatura do atual prefeito.
O MDB fará sua convenção no dia 3 de agosto.
PSOL – Guilherme Boulos
O PSOL deve oficializar Guilherme Boulos como candidato do partido e da Federação Brasil da Esperança, que inclui os partidos PT, PCdoB e PV.
Marta Suplicy, prefeita de São Paulo de 2001 a 2005, deverá concorrer como vice-prefeita ao lado de Boulos.
A convenção partidária do PSOL está marcada para dia 20 de julho.
O Presidente Lula deve apoiar a candidatura de Boulos e é esperado que participe da convenção, junto a Luiza Erundina, ex-prefeita de São Paulo e Haddad, ex-prefeito e atual Ministro da Fazenda.
União Brasil
O partido União Brasil está em debate sobre apoiar a reeleição do Ricardo Nunes (MDB), apoiar o empresário Pablo Marçal (PRTB) ou apoiar o deputador federal do partido, Kim Kataguiri, que está em pré-campanha para sair como candidato à prefeitura de São Paulo.
O partido realiza sua convenção partidária também no dia 20 de julho.
Novo – Marina Helena
O partido Novo tem a economista Marina Helena como pré-candidata, que trabalhou ao lado de Paulo Guedes como diretora de Desestatização do Ministério da Economia. Seu companheiro de chapa será o coronel da Polícia Militar Reynaldo Priell Neto.
A convenção do Novo está marcada para 21 de julho.
PSB – Tabata Amaral
A deputada federal Tabata Amaral deve confirmar sua candidatura a prefeita de São Paulo pelo PSB. No entanto, ainda não há definição de vice.
A convenção do partido será dia 27 de julho.
PSTU – Altino Prazeres
Para o PSTU, o metroviário Altino Prazeres deve ser o nome escolhido para concorrer como candidato a prefeito de São Paulo. O vice ainda não foi definido.
A convenção do PSTU está marcada para o dia 3 de agosto.
PSDB – Datena
O PSDB deve confirmar a candidatura de José Luiz Datena. Jornalista e apresentador de televisão, ele é um dos casos mais comentados de pré-candidatos que deixaram de lado o microfone para tentar a sorte nas urnas. O vice ainda não foi definido.
A convenção municipal do PSDB ocorre também no dia 3 de agosto.
UP – Ricardo Senese
O partido Unidade Popular (UP) tem o metroviário Ricardo Senes como pré-candidato. Ainda não há definição de vice ou apoio de outros partidos.
A convenção está marcada para 4 de agosto.
DC – Fernando Fantauzzi
O empresário Fernando Fantauzzi deve ser o nome a concorrer pelo Democracia Cristã (DC). O partido ainda não definiu data para a convenção partidária e não há indicação de vice.
PRTB – Pablo Marçal
O empresário, influenciador e pré-candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal
O PRTB tem como pré-candidato o empresário Pablo Marçal. Ainda não houve definição de data da convenção e não há indicação de vice.
PCO - João Caproni Pimenta
O Partido da Causa Operária (PCO) deve lançar o jornalista João Caproni Pimenta como candidato para a cidade São Paulo. A data da convenção partidária e possível vice ainda não foram divulgados.
PRÉ-CANDIDATOS À PREFEITURA DE SÃO PAULO
- Altino (PSTU)
- Fernando Fantauzzi (DC)
- Guilherme Boulos (PSOL)
- José Luiz Datena (PSDB)
- João Pimenta (PCO)
- Kim Kataguiri (União Brasil)
- Marina Helena (Novo)
- Pablo Marçal (PRTB)
- Ricardo Nunes (MDB)
- Ricardo Senese (UP)
- Tabata Amaral (PSB)
CALENDÁRIO ELEITORAL
- 20.jul a 05.ago: convenções dos partidos
- 15.ago: prazo final para o registro de candidaturas
- 30.ago a 03.out: propaganda eleitoral no rádio e na TV
- 06.out: primeiro turno
- 27.out: segundo turno (se houver)