A concessionária Via 040, responsável pela gestão da BR-040, anunciou aos seus funcionários que vai abandonar a gestão do trecho entre Belo Horizonte e Brasília a partir do dia 5 de agosto. O trecho, no entanto, ainda não foi relicitado.
Dessa forma, a gestão volta para o governo federal, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Veja mais: BR-040: diretor da nova concessionária fala sobre planos para os funcionários da Via 040
“Nosso processo de relicitação está chegando ao fim e, como todos têm acompanhado, o nosso trecho já foi desmembrado, tendo o leilão do Trecho Sul (BH-Juiz de Fora) realizado no dia 11 de abril e vencido pelo grupo EPR. O Trecho Norte tem previsão de leilão no dia 26 de setembro”, diz o comunicado.
Incertezas sobre pedágios
“Com relação ao Trecho Norte (BH-Brasília), o mesmo será assumido pelo DNIT e da mesma forma encerramos a operação às 23:59 do dia 5 de agosto de 2024 e a responsabilidade passa a ser do DNIT”, informou a Via 040.
Em agosto, a Via 040 deixará de operar o trecho entre BH e Juiz de Fora, após o sucesso na relicitação. A nova concessionária Via Mineira, da EPR, será a responsável por esse trecho.
No entanto, o outro trecho da BR-040 ainda não passou pela relicitação. O governo prevê um novo leilão para o trecho BH-Brasília apenas no final de setembro.