Ouvindo...

Justiça decide manter na cadeia os cinco presos por espionagem ilegal na Abin

As audiências de custódia foram concluídas nesta sexta-feira (12)

FirstMile: CGU abre investigação contra servidores da PF cedidos à Abin | CNN Brasil

A Justiça Federal decidiu nesta sexta-feira (12) manter na cadeia os cinco presos na operação da Polícia Federal contra o grupo acusado de usar, ilegalmente, a estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitorar autoridades, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal, além de deputados e senadores.

A decisão foi tomada após a realização de audiências de custódia. Entre os presos está o delegado da Polícia Federal Marcelo Araújo Bormever, que integrou a equipe de segurança do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na campanha eleitoral de 2018.

Também tiveram a manutenção das prisões: o ex-assessor da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) Mateus de Carvalho Sposito, o empresário Richards Dyer Pozzer, o influenciador digital Rogério Beraldo de Almeida, além do militar do Exército Giancarlo Gomes Rodrigues.

Leia também

O grupo teria acesso ao programa de computador First Mile para monitorar opositores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo a Polícia Federal, o monitoramento ilegal ocorreu entre dezembro de 2018 e dezembro de 2021.

Na época, a Abin era comandada por Alexandre Ramagem, que é deputado federal do PL pelo Rio de Janeiro, e pré-candidato à Prefeitura do Rio.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.