Ouvindo...

Alexandre Ramagem, deputado e ex-diretor da Abin, é alvo de investigação sobre espionagem ilegal

Policias Federais cumprem mandados de busca no gabinete e no apartamento funcional de Ramagem, em Brasília; agentes da PF que teriam participado do esquema foram afastados

Alexandre Ramagem é delegado da Polícia Federal, ex-diretor da Abin e deputado federal

A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta quinta-feira (25) mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrarem uma organização criminosa que se instalou dentro da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. A investigação tem como um dos alvos o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que presidiu a agência à época e seria responsável por conduzir um esquema de espionagem ilegal de autoridades e adversários políticos do governo.

Leia mais: Saiba quem é Alexandre Ramagem, alvo de operação da PF por espionagem ilegal

As buscas nesta manhã ocorrem dentro do gabinete de Ramagem, no Congresso Nacional, e no apartamento funcional da Câmara, que é ocupado por ele em Brasília. Ao todo, a PF cumpre 21 mandados de busca e apreensão, sendo 18 em Brasília (DF), um em Juiz de Fora (MG), um em São João del Rei (MG) e outro no Rio de Janeiro (RJ).

Os investigados pode responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

Além das buscas, a Polícia Federal também informou que nesta mesma operação, sete agentes da própria corporação e que são suspeitos de terem integrado o esquema de monitoramento ilegal foram afastados do cargo preventivamente.

Como funcionava?

Segundo as investigações, o esquema ilegal de espionagem envolvia o uso de um software isaralense chamando “FirstMile”, capaz de obter dados de geolocalização em dispositivos móveis, como celulares e tablets, sem autorização judicial e sem o conhecimento de quem estava sendo monitorado.

A operação desta quinta é chamada de “Vigilância Aproximada”, e é um desdobramento da operação "Última Milha”, iniciada em outubro de 2023 para investigar o suposto uso criminoso deste software “FirstMile” dentro da Abin.

Até o momento, o deputado ainda não se pronunciou sobre o caso.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio