Ouvindo...

Preço dos alimentos acumula alta acima da inflação geral em 2024

Avanço dos preços desse segmento neste ano é de 4,7%. Dados são do IBGE

De janeiro a junho deste ano, a inflação dos alimentos e bebidas acumula uma alta acima da registrada em todos os segmentos da economia pesquisados pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o grupo de alimentos acumulou uma variação de 4,7% nos preços entre janeiro e junho deste ano. No mesmo período do ano passado, o avanço desse segmento de produtos foi de 1,02%.

No geral, o IPCA acumula uma alta de 2,48% em 2024. É um resultado abaixo do registrado no mesmo período de 2023: 2,87%.

No mês passado (junho), o IPCA foi de 0,21%, puxado especialmente pelos alimentos e bebidas (+0,44%). O segmento é o que tem maior peso no cálculo oficial da inflação.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais