Ouvindo...

Boletim Focus: mercado eleva previsão de inflação de 2024 pela 9ª vez seguida

Economistas também estimam que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha crescimento de 2,10%, um aumento marginal de 0,01 ponto percentual em relação às previsões anteriores

Boletim Focus reúne semanalmente as análises de operadores do mercado financeiro sobre o cenário econômico

As projeções de inflação para 2024 e 2025 registraram novos aumentos pela nona vez seguida, conforme divulgado pelo Relatório Focus do Banco Central nesta segunda-feira (8). O IPCA estimado para este ano subiu para 4,02%, enquanto a projeção para 2025 avançou para 3,88%.

A série de revisões para cima teve início em 6 de maio, quando o mercado estimava uma inflação de 3,72% para o próximo ano. De lá para cá, analistas têm ajustado suas previsões consecutivamente, o que reflete uma percepção de pressões inflacionárias no cenário econômico brasileiro.

O centro da meta oficial para a inflação, estabelecido pelo governo, é de 3,00%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Leia também

Além das expectativas para a inflação, os economistas consultados também ajustaram suas projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024. A estimativa agora é de um crescimento de 2,10%, um aumento marginal de 0,01 ponto percentual em relação às previsões anteriores.

Quanto à política monetária, a pesquisa semanal apontou que a taxa básica de juros, Selic, deve ser mantida em 10,5% até o final de 2024, com uma expectativa de queda para 9,5% até o final de 2025.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio