Ouvindo...

Dia Nacional do Funk avança no Senado e pode ir à sanção de Lula

Homenagem ao ritmo musical poderá ser celebrada no 12 de julho; proposta seguirá para sanção presidencial caso não haja recurso de senadores para votação em Plenário

Ademir Lemos e Big Boy, organizadores do Baile da Pesada

A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou, nesta terça-feira (2), a criação do Dia Nacional do Funk. A proposta foi apresentada em 2021 na Câmara dos Deputados como forma de homenagear e reconhecer o ritmo musical.

Se virar lei, o Dia Nacional do Funk será celebrado em 12 de julho. Na reunião desta terça (2), a senadora relatora Janaína Farias (PT-CE) votou à favor do projeto.

"É preciso desfazer o preconceito que ainda existe contra o gênero que é um dos mais consumidos no Brasil e em muitos países do exterior”, disse em entrevista à CNN.

Leia também

A proposta seguirá para sanção presidencial caso não haja recurso de senadores para votação em Plenário.

Dia Nacional do Funk

A proposta foi apresentada em 2021 pelo então deputado Alexandre Padilha (PT), hoje ministro das Relações Institucionais.

A data escolhida, 12 de julho, é uma homenagem ao ‘Baile da Pesada’, festa conhecida como grande precursora para a popularização do funk. O evento foi realizado em 12 de julho de 1970, no Canecão, casa de shows da Zona Sul do Rio de Janeiro.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.