Ouvindo...

Câmara aprova criação do Dia Nacional do Funk

Ritmo será celebrado em 12 de julho se for aprovado no Senado

Ademir Lemos e Big Boy, organizadores do Baile da Pesada

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, na quarta (20), o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Funk. A proposta tramita em caráter conclusivo e já pode ir direto para análise do Senado.

Se aprovado, o Dia Nacional do Funk será celebrado em 12 de julho. A data escolhida é em alusão ao Baile da Pesada, evento realizado em 1970, no Rio de Janeiro (foto em destaque).

A proposta foi apresentada em 2021 pelo então deputado Alexandre Padilha (PT-SP), hoje ministro das Relações Institucionais.

“A criação de um dia nacional para celebrar a cultura funk significa a institucionalização de um espaço para que se discutam políticas públicas capazes de atender as demandas das comunidades onde o movimento é mais forte, gera renda e oferece à população uma possibilidade de lazer”, disse o político na justificativa da proposta.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.