Ouvindo...

Presidente do Banco Central critica tipo de estratégia adotada pela equipe econômica de Lula

Roberto Campos Neto participou do 12º Fórum de Lisboa, evento organizado pelo ministro Gilmar Mendes, do STF

O presidente do Banco Central, Roberto Campos

Lisboa* — O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, criticou nesta sexta-feira (28) uma estratégia que é usada pela equipe econômica do governo brasileiro: o aumento de receitas e não o corte de despesas na tentativa de melhorar a situaçã das contas públicas. Para Campos Neto, esse modelo adotado pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda) é menor eficiente e causa uma maior inflação, impossibilitando crescimento.

“Ajustes feitos pelo lado da receita geralmente são menos eficientes e resultam em mais inflação e menos crescimento. (...) Quando o ajuste é feito pelo lado da receita não tem o mesmo impacto em prêmio de risco do que pela despesa”, disse o presidente do BC durante o 12º Fórum de Lisboa, em Portugal.

Campos Neto e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vivem em rota de colisão desde que o petista assumiu o terceiro mandato no Palácio do Planalto. Medidas que vêm do BC, como a manutenção do corte da taxa básica de juros (Selic), são questionadas pelo petista.

Na quinta-feira (27), em entrevista exclusiva à Itatiaia, Lula teceu uma nova crítica ao presidente do Banco Central. Apontou, inclusive, o nome de quem já tem a intenção de indicar como sucessor de Roberto Campos Neto na instituição.

“Galípolo é um menino de ouro. Se tem um menino de ouro é ele, competentíssimo, de honestidade ímpar. Obviamente, ele tem todas as condições para ser presidente do BC, mas nunca falei com ele sobre isso.”

Lula ainda não pode indicar o nome do novo presidente do BC. O mandato de Campos Neto vai até 31 de dezembro deste ano.

*enviado especial

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.