Uma comitiva ministerial, que contará com as ministras do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, além do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, irá ao Mato Grosso do Sul, na sexta-feira (28), para uma reunião com o governador do estado, Eduardo Riedel (PSDB).
O encontro, que irá ocorrer em Corumbá (MS), também contará com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), anunciou que a visita dos ministros servirá para definir o envio de recursos para auxiliar no controle das chamadas. “Eles se dispuseram a visitar a região para trazer, de forma objetiva, mais condições para o enfrentamento dessa intempérie da natureza, que seriam mais carros, mais aviões, mais equipamentos e pessoal”, destacou.
Nos primeiros seis meses deste ano, os focos de incêndio no Pantanal já superaram os do primeiro semestre de 2020, quando cerca de um terço do bioma foi queimado. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro a junho de 2024, o bioma já registrou 3.426 focos de incêndio, sendo a maior parte no Mato Grosso do Sul, com 2,2 mil ocorrências.