Ouvindo...

Times

Autor do PL do Aborto diz que já tem 300 votos favoráveis ao texto

Texto equipara o aborto de gestação acima de 22 semanas ao crime de homicídio; PL causou repercussão negativa e protestos; governo diz ser contra

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), autor do PL do Aborto, disse que o texto tem 300 votos de parlamentares favoráveis entre 513 deputados. Em entrevista ao portal UOL, ele afirmou que encarou as críticas com “naturalidade”, uma vez que o projeto trata de um tema “polêmico”.

Na quarta-feira (12), a Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei 1904/24. A proposta, além de Sóstenes, tem a assinatura de outros 32 parlamentares. Agora, matéria pode ser votada em plenário a qualquer momento, sem antes passar pelas comissões temáticas.

“O projeto ganhou o apoio na Câmara da bancada bolsonarista. Há um compromisso do [presidente da Câmara] Arthur Lira com a Frente Evangélica de que ele pautaria [o projeto de lei]”, disse Sóstenes.

O texto equipara o aborto de gestação acima de 22 semanas ao crime de homicídio. Isso significa que mulheres que passam pelo procedimento podem ser penalizadas.

Leia também

Governo não quer

Na manhã deste sábado (15), o presidente Lula disse que considera o PL uma “insanidade”. "É no mínimo uma insanidade querer punir uma mulher”, afirmou ele. “Eu sou contra o aborto, entretanto como o aborto é realidade, mas a gente precisa tratar como saúde pública.”

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, classificou como uma “barbaridade”, e falou que o Congresso não deve contar com o governo. O ministro afirmou também que irá dialogar com os líderes partidários para que o PL não seja submetido à votação no Plenário da Câmara dos Deputados.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista nascida na capital federal. Graduada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), foi editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. É especializada em Língua Portuguesa e Revisão de Texto. Na Itatiaia, é Supervisora de Conteúdo desde fevereiro de 2024.
Leia mais