Ouvindo...

Times

Lula e Macron discutem ações de combate ao garimpo ilegal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta sexta-feira (14) com o presidente da França, Emmanuel Macron, na Itália. Os líderes participaram da reunião de cúpula do G7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da França, Emmanuel Macron, discutiram ações para combater o garimpo ilegal no Brasil e na Guiana Francesa, que faz fronteira com o Amapá. Os chefes de estado se reuniram nesta sexta-feira (14), na Itália, no âmbito da reunião de cúpula do G7.

Durante a reunião, Macron convidou Lula a realizar uma visita de estado à França. Os dois discutiram iniciativas firmadas este ano, na ocasião da visita de Macron ao Brasil.

Em março, o Brasil e a França firmaram acordo em torno do combate às ameaças à segurança e ao meio ambiente, e os riscos à saúde que afetam a região transfronteiriça. A parceria foi assinada durante visita de Macron ao Brasil.

Na ocasião, os dois chefes de estado firmaram um compromisso de cooperação conjunta para combater a criminalidade transfronteiriça, em especial ao garimpo ilegal, o tráfico de madeira e de espécies de fauna e flora silvestres ameaçadas de extinção. Para isso, pactuaram a cooperação nas áreas da polícia e da inteligência.

Leia também

Ainda na reunião bilateral, Lula e Macron discutiram nesta sexta-feira outras colaborações entre os países, inclusive um ano cultural do Brasil na França e da França no Brasil. No próximo dia 19 de junho, a Casa do Brasil na França celebra 65 anos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais