O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da França, Emmanuel Macron, discutiram ações para combater o garimpo ilegal no Brasil e na Guiana Francesa, que faz fronteira com o Amapá. Os chefes de estado se reuniram nesta sexta-feira (14), na Itália, no âmbito da reunião de cúpula do G7.
Durante a reunião, Macron convidou Lula a realizar uma visita de estado à França. Os dois discutiram iniciativas firmadas este ano, na ocasião da visita de Macron ao Brasil.
Em março, o Brasil e a França firmaram acordo em torno do combate às ameaças à segurança e ao meio ambiente, e os riscos à saúde que afetam a região transfronteiriça. A parceria foi assinada durante visita de Macron ao Brasil.
Na ocasião, os dois chefes de estado firmaram um compromisso de cooperação conjunta para combater a criminalidade transfronteiriça, em especial ao garimpo ilegal, o tráfico de madeira e de espécies de fauna e flora silvestres ameaçadas de extinção. Para isso, pactuaram a cooperação nas áreas da polícia e da inteligência.
Ainda na reunião bilateral, Lula e Macron discutiram nesta sexta-feira outras colaborações entre os países, inclusive um ano cultural do Brasil na França e da França no Brasil. No próximo dia 19 de junho, a Casa do Brasil na França celebra 65 anos.