Ouvindo...

Na Suiça, Lula diz que ‘mão invisível do mercado’ agrava desigualdade e cobra países na preservação da Amazônia

O mandatário brasileiro está em Genebra, na Suíça, onde participa de um evento da Organização Internacional do Trabalho (OIT)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a “mão invisível do mercado” agrava a desigualdade social e cobrou ajuda financeira de países na preservação da Amazônia. O mandatário está em Genebra, na Suíça, onde participa de um evento da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O petista também vai a uma celebração dos 35 anos do livro “O Alquimista”, do escritor Paulo Coelho.

O presidente também voltou a cobrar o apoio financeiros de países desenvolvidos para a preservação da Amazônia. Segundo Lula, o combate ao desmatamento e a preservação do meio ambiente não são obrigações apenas do governo federal.

Leia também

“As enchentes que levaram destruição ao Sul do Brasil, ao Quênia e à China, e as secas na Amazônia, na Europa e no continente africano mostram que o planeta já não aguenta mais”, disse ele.

Caso de Juscelino Filho

Mais cedo, o presidente também comentou sobre a situação em que se encontra o seu ministro das Comunicações, indiciado pela Polícia Federal (PF) por suspeita de corrupção e organização criminosa. Lula disse que o ministro tem o direito de provar inocência, e que pretende conversar com ele ainda nesta quinta (13) para tomar uma decisão.

“Eu acho que o fato de o cara estar indiciado não significa que ele cometeu um erro. Significa que alguém está acusando, e a acusação foi aceita. Agora, é preciso que as pessoas provem que são inocentes”, afirmou ele a jornalistas na Suíça.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista nascida na capital federal. Graduada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), foi editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. É especializada em Língua Portuguesa e Revisão de Texto. Na Itatiaia, é Supervisora de Conteúdo desde fevereiro de 2024.
Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais